Especialidade de Futsal - Desbravador ao Extremo

Recentes

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Especialidade de Futsal


1. De acordo com as regras internacionais de futsal, responder o seguinte:
a) Oque é futsal?
O futsal é um jogo coletivo disputado por 2 equipes adversárias com o objetivo de marcar gols.
 
b) Qual o objetivo do jogo?
Vence a equipe que marcar maior quantidade de gols durante o tempo da partida. 

c) Como se joga uma partida de futsal? 
Após um sorteio, a equipe que escolheu bola iniciará a partida. Cada equipe deve estar no seu campo, um jogador vai ao centro da quadra e deve iniciar o jogo efetuando um passe para frente (campo adversário).
Se chutar direto pro gol, ele só será válido se encostar em alguém antes de entrar. Após um gol, a partida recomeça novamente no meio de campo, por um atleta da equipe que sofreu o gol.

d) Como é a divisão dos tempo na partida de futsal?
O tempo de duração de uma partida será cronometrado, divididos em dois períodos iguais, tanto no masculino como no feminino e com tempo de até 10 minutos para descanso entre os períodos. Considerando a menor resistência do organismo em formação e não poder exigir-se de jogadores de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duração das partidas serão os seguintes:

• Para a categoria Adulto, Sub 20 e Sub 17, serão de 40 (quarenta) minutos, dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos;

• Para a categoria Sub 15, será de 30 (trinta) minutos, dividido em dois tempos de 15 (quinze) minutos;

• Para as outras categorias, em suas faixas de idade, as entidades estaduais deverão determinar ou homologar a fixação de tempo especial de duração da partida.

e) Mencionar onde se pratica a modalidade de futsal.
Em ginasios ou em quadras cobertas, com o piso de madeira ou acimentado com uma camada de tinta própria para o esporte.

f) Qual a dimensão padrão de uma quadra para a prática do futsal?  
A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.

 Atenção: As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).               


2. Fazer um relatório contando a história do futsal, apontando passo a passo o desenvolvimento histórico da modalidade.
Duas são as versões da origem do futsal. 

A primeira afirma que o esporte começou a ser jogado em São Paulo, na Associação Cristã de Moços (ACM), aproveitando-se a quadra utilizada para outras modalidades esportivas.

A outra versão é a de que surgiu em 1931, também na (ACM), mas em Montevidéu, no Uruguai. Teria sido criado pelo professor Juan Carlos Ceriani, sob o nome de “indoor football”. Há registro escrito no Brasil, datado de 1936, de regras do futebol jogado em quadras.

Em 1971, foi fundada no RJ, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), sendo o seu primeiro Presidente João Havelange, contando com 32 países filiados, os quais praticavam o futsal nos moldes brasileiros.

         Já o ano de 1990 foi um marco importante para o esporte. A FIFA homologou o futebol de salão, criando uma comissão da modalidade e propondo a extinção da FIFUSA, o esporte passou a ser chamado de futsal, pelas federações ligadas a ela.



3. Quais as diferenças entre futsal e futebol de salão?
Ainda se pode dizer que são duas modalidades distintas por causa da evolução das regras do futsal, desde que passou à supervisão da FIFA, mas numa explicação simples diria que o futsal é o futebol de salão moderno, enquanto o futebol de salão original está em fase de extinção.
As diferenças entre futebol de salão e futsal limitam-se a algumas regras que influenciam a dinâmica do jogo, como o lançamento lateral e cantos à mão ou as restrições da área de baliza (não se pode marcar golos lá dentro, e o guarda-redes não pode jogar fora dela), que não se aplicam ao futsal. Também o recinto de futebol de salão pode manter tabelas, que são elementos neutros do jogo, podendo ser usadas pelos jogadores, reduzindo o número de paragens do jogo.
A bola do futsal é menos pesada, e os cantos e as reposições laterais fazem-se ao pé, permitindo mais liberdade de acção ao guarda-redes (que até pode ser substituído por um jogador de campo). Também não tem restrições ao jogo pelo ar.
Enquanto o futsal pode ser jogado só por 5 jogadores por equipa e sob as regras da FIFA, o futebol de salão é mais versátil e adapta-se ao tamanho dos recintos. Nos Estados Unidos e no Canadá, joga-se com 6 por equipa, enquanto na Europa central (Alemanha, Suíça e França) chegam a equipas de 7.
No entanto, a grande diferença é de ordem administrativa e histórica.
A palavra futsal foi inventada pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), quando a FIFA proibiu a utilização da palavra futebol por outras entidades (anos 80), mas a partir de 1989 a FIFA começou por organizar um mundial de futebol de 5 que deu origem à plena adopção do futsal, "roubando" a modalidade à FIFUSA e fazendo evoluir as regras.
Por isso, hoje o futsal tem uma dimensão mundial, enquanto o futebol de salão se restringe a algumas zonas dos continentes americanos.


4. Qual o órgão internacional que regulamenta o futsal?
A AMF é a sucessora da FIFUSA, primeira entidade do esporte no mundo. Fundada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1971, a FIFUSA foi durante duas décadas a única gerenciadora do futebol de salão no planeta. Com a popularização do esporte na década de 1980, a FIFA usou toda a sua influência para assumir o comando do esporte. A FIFA tentou negociar uma fusão com a FIFUSA, mas os acordos sempre fracassaram.

No Brasil, em 1990, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão desfiliou-se da FIFUSA para se integrar a FIFA, o que fortaleceu a entidade presidida até então pelo brasileiro João Havelange.
Enfraquecida, a FIFUSA acabou paralisando suas atividades em 2004 e partes de sua documentação ficaram em poder da CNFS - Confederação Nacional de Futebol de Salão e da UEFS – União Europeia de Futebol de Salão.

5. Definir os seguintes fundamentos do futsal:
  • a) Passe: Um toque para seu companheiro de equipe. 
  • b) Drible: Um movimento de abilidade de forma a passar por seu oponente sem que ele tome a bola de vc.
  • c) Finta: drible, movimento que engana o oponente
  • d) Cabeceio: É um tipo de passe ou toque a gol, usando a cabeça. 
  • e) Chute: Um toque, na maioria com força de modo a afastar a bola do seu gol ou usado para um passe mais longo. 
  • f) Recepção: É receber a bola de forma a não perder o domínio dela.
  • g) Condução: É o ato de conduzir a bola e mante-la em seu domínio até o passe ou chute a gol.
  • h) Domínio de bola: Em uma recepção mais difícil ter a habilidade de dominar uma bola.
  • i) Chute a gol: Um Toque final com a finalidade de colocar dentro do gol adversário.
6. Quais as categorias oficiais do futsal? Cite a faixa etária de cada uma.
Em função da idade o futebol de salão costuma ser dividido nas seguintes categorias: 

* Sub-9 para atletas de 5 a 9 anos.
* Sub-11 para atletas de 10 a 11 anos.
* Sub-13 para atletas de 12 a 13 anos.
* Sub-15 para atletas de 14 a 15 anos.
* Sub-17 para atletas de 16 a 17 anos.
* Adulto para atletas de 18 a 39 anos.
* Sênior para atletas a partir dos quarenta anos. 


7. Descrever as seguintes posições:
  • a) Goleiro: Defende o gol/golo de todos os ataques do adversário e também pode atacar 
  • b) Fixo: Defensor, semelhante ao zagueiro
  • c) Ala: (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra/do campo
  • d) Pivô: Atacante, O Que fica mais próximo do gol adversário

8. Descrever as regras básicas do futsal, explicando cada uma delas.
Principais Regras do Futsal

Como todo esporte, o futsal necessita de regras para poder ser praticado. Com o tempo, ele sofreu algumas mudanças até ser aperfeiçoado. Seguem as principais regras do futsal:
A bola
A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituição.

Cronometristas e anotadores
Equipe de Arbitragem
O árbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.

Cronometrista
Terá função de analisar todas as regras de tempo do jogo, entre elas a de controlar os dois minutos de expulsão temporária do jogador, com fiscalização de entrada de outro jogador somente após bola fora do jogo.

Quadra do jogo
A quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros.
Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 18 a 22 metros.
Terão linhas de marcação visíveis com oito centímetros de largura.
Durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do árbitro.

Bola da saída
No início da partida, o jogador irá dar um chute no lado contrário da quadra. Enquanto isso, os jogadores do time adversário devem permanecer a pelo menos três metros da bola e nem poderão invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar o pontapé inicial só poderá voltar a tocar na bola após outro jogador tê-la tocado.

Bola em jogo e fora do jogo

A bola estará fora do jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.

Arremesso de Meta

É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.

Número e Substituições dos jogadores
O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida. Somente a substituição do goleiro tem a necessidade de autorização prévia do árbitro.
A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.
Equipamentos dos atletas

Atletas

Os trajes obrigatórios dos atletas compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras deverão estar cobertas pelas meias.
O capitão do time deverá usar uma braçadeira para poder ser identificado e os jogadores poderão usar as tornozeleiras por dentro ou por fora das meias.
O goleiro deverá usar uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Árbitros
Os trajes obrigatórios dos árbitros compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca. As camisas deverão ser de cor diferente dos atletas para assim não ter perigo de confundir.
Os trajes dos cronometristas e anotadores seguirão a mesma regra dos árbitros, a única diferença será a cor do tênis ou sapato, que deverá ser de cor preta.
Deverão usar camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade as quais são vinculados, segundo a regulamentação baixada por seus países.
O árbitro principal e o auxiliar deverão usar camisas de mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

O árbitro
Não poderá tomar decisões baseadas somente no favorecimento de uma determinada equipe.
Deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas.
Deverá expulsar o atleta que agir com conduta violenta e com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro auxiliar
Como o próprio nome já diz, ele auxilia o árbitro principal, tendo permissão para assinalar as infrações se achar que o árbitro principal não conseguiu perceber. Fará uso do apito para sinalizar o que perceber no jogo.
Em caso de discordância com o árbitro principal, prevalecerá a decisão do árbitro principal.
Terá de usar um cronômetro.

Anotador
Terá função de anotar e controlar infrações que possam ocorrer durante o jogo, entre elas as cinco primeiras faltas acumulativas cometidas pelo time em cada período de jogo. Ao registrar isso, deverá anunciar ao árbitro com seu apito, que será de silvo diferente do árbitro, para assim os jogadores não ficarem confusos.


9. Apresentar uma planilha e um planejamento detalhado de um campeonato com, no mínimo, 8 times de futsal, mencionado as regras disciplinares para o evento.


10. Participar de, no mínimo, 3 partidas de futsal,descrevendo todo o andamento do jogo. Nestas partidas você pode atuar como:
  • a) Técnico ou membro de comissão técnica: OK
  • b) Jogador de linha ou goleiro: OK
  • c) Arbitro ou assistente: OK







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here