Especialidade de Vôlei - Respondida - Desbravador ao Extremo

Recentes

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Especialidade de Vôlei - Respondida


01 - Conhecer o regulamento atualizado da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e relacionar as 8 regras principais do vôlei.
As Principais regras são:
a - Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
b - Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária. Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem.
c - Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
d - Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas.
e - A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
f - O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo divida por uma rede. 

Baixe as Regras Completas: Aqui

02 - O que significa a expressão "fair play"?
Fair Play significa jogo justo,  jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.
O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Este conceito é tão legal que devemos adotar esta ética para todas as áreas de nossa vida. E como desbravadores devemos sempre jogarmos limpo e competirmos sempre em busca da vitória, mas com jogo limpo.
03 - Definir os seguintes termos:
Ace
Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis
Antena
antena serve para marcar a posição da passagem da bola em quadra. A bola só pode passar pelo lado de dentro da antena, onde se encontra a rede. Se passar pelo lado de fora, isto é considerado como bola fora.
Aquecimento
O aquecimento é fundamental antes da prática esportiva, isso não é contestável, porém, em alguns momentos, a motivação intrinseca é tão intensa que parece desencadear  as mesmas reações originadas pelo aquecimento, dados os resultados semelhantes obtidos, a não ser quanto ao risco de lesões. contudo, o aquecimento deve ser dirigido ao grupo ou grupos musculares implicados na modalidade esportiva que se vai iniciar, normalmente nas fases iniciais conduzido pelo monitor ou instrutor, depois cada um deve ter auto disciplina e fazer o seu aquecimento individualizado, na ausência ou presença do instrutor. Por vezes o momento se apresenta de forma inesperada, onde a paixão, que é "cega" prevalece e a auto disciplina fica menos rigorosa, a razão é silenciada pela emoção, como por exemplo aquecer numa quadra de areia ("voley de praia" sem praia/mar) à luz do luar, de forma inesperada, começa-se  logo a jogar para motivar o que estava"morno" em termos de aquecimento, o que acabou por ser o aquecimento prévio ao jogo em pavilhão, o resultado notou-se no desempenho individual dentro da equipe, na areia a velocidade e a impulsão fica prejudicadam, porém quando se sai da areia e imediatamene vai-se para a quadra interna, parece que "voamos" ou que alcançamos as bolas distantes como se caísse aos nossos pés, assim como quando treinamos tosse com a bola de basquete ou com a medicine ball de 1ou 2kg e imediatamente pegamos na bola de voley sentimos como se fosse uma pluma, se não tivermos cuidado mandamos  muito alto ou com uma trajetória longa.
O aquecimento é dividido em 3 partes:
Após a corrida inicial (preparação orgânica) e a preparação articular, iniciar o alongamento muscular. O músculo contém fibras elásticas. No início do alongamento essa elasticidade é limitada, não é total. O alongamento vai promovendo a extensão dessas fibras gradativamente, até que se obtenha o limite máximo. Uma solicitação abrupta do músculo pode acarretar estiramento, distensão e até ruptura das fibras. Por isso o alongamento é tão importante e deve ser gradativo;
uma vez alongada a musculatura, executar alguns exercícios isotônicos; aqueles que todos conhecem:
- flexão e extensão do pé;
- flexão e extensão da coxa sobre a perna;
- adução e abdução da coxa (abrir e fechar);
- flexão, extensão, inclinação e rotação do tronco; - abdominais;
- flexão e extensão dos braços;
- todos os movimentos dos braços que solicitem a musculatura dos ombros
 Exercícios específicos para a modalidade esportiva 
Treino de aquecimento de sete minutos ("circuito"):
Os jogadores devem fazer o  de repetições possíveis. Trabalhe por 45 segundos - descanse 15 segundos enquanto vai para a próxima estação.
1. Pular corda (condicionamento aeróbico)
2. Triturações (músculos abdominais necessários para atacar)
3. Flexões (desenvolvem força nos braços para atacar e bloquear)
4. Sentar-se na parede (fortalece quadrângulos e tendões da perna necessários para pular)
5. Escorregar, mergulhar e retomar (escorregue diagonalmente 3 passos, mergulhe e retome)
6. Bloqueio
7. Treino de ida e volta (coloque cones a cada 3 metros - o jogador desliza na direção do cone, ao redor dele e volta)
http://www.volei.org/2013/04/exercicios-de-alongamento-para-o.html
Muito importante: 
Durante o jogo, ao sentir qualquer dor nos músculos, não insista. Significa um "aviso" dos mesmos de que não aguentam mais. - Nas distensoes e estiramentos as dores são insuportáveis e acarretam impotência funcional do músculo. O jogador deve interromper imediatamente a prática e recorrer ao auxílio de um médico.
Nas rupturas das fibras musculares o sintoma é semelhante à sensação de levar uma "pedrada". O socorro médico neste caso tem que ser imediato, sob pena de um agravamento com conseqüências graves.
Os indivíduos mais idosos ou "fora de forma" necessitam tempo maior para recuperação, entre um esforço muscular e outro. É recomendável um descanço entre um jogo e outro. Também de um dia para o outro. Por exemplo, você jogou bastante no sábado e vai jogar no domingo. Caso sinta o corpo cansado ainda, não insista. Volte no próximo fim-de-semana, pois não vele a pena correr riscos.
fonte da pesquisa: http://www.justvolleyball.com.br/coluna_03_aquecimentomuscularantesdapratica.htm
Barreira
Um jogador ou grupo de jogadores da equipe sacadora faz(em) uma barreira ao mover(em) os braços, saltar(em) ou deslocar(em)-se para os lados, durante a execução do saque, ou permanecerem agrupados para encobrir a trajetória aérea da bola.
Bloqueio
  • Bloqueio: É uma possível forma de defesa, assim como o passe, após um ataque. Nela, um ou mais jogadores saltam ao mesmo tempo que o atacante do time adversário e tentam com as palmas das mãos rebater a bola para que ela volte ao campo adversário.
Bola de graça
É a bola enviada para quadra contrária sem oferecer nenhuma dificuldade ao adversário;
Bola dentro
É o termo que se dá quando a bola é defendida ou recepcionada pela equipe que poderá fazer o último ponto do jogo;
Bola fora
A bola estará fora de jogo no momento de uma falta apitada pelo árbitro, na ausência da falta, no momento do apito;
Bola presa
É a expressão dada quando a bola fica momentaneamente presa entre os bloqueadores de ambas as equipes. Normalmente, nesses casos o 1º árbitro anula o ponto;
Dois toques

Golpe de ataque
  • Ataque: É o último contato do time com a bola antes de mandá-la para o campo adversário. Para fazê-lo, é recomendável que o jogar esteja o mais próximo possível da rede, dê um salto e projete seu corpo para frente, para que seu peso possa ser “transferido” para a bola. O objetivo desse fundamento é mandar a bola para o campo adversário em uma tentativa de que ela não consiga ser recebida pelo outro time e toque o chão.
Jornada nas estrelas
No voleibol, jornada nas estrelas é um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno de 25 metros).
A jogada, criada pelo jogador brasileiro Bernard nos anos 80, foi inspirada no voleibol de praia, e por isso desenvolvida nas areias das praias de Ipanema e Copacabana. Foi batizada com esse nome em homenagem à série Star Trek ("Jornada nas Estrelas", no Brasil). Segundo Bernard, a jogada “começou como uma brincadeira de praia, quando percebi que o sol poderia representar um fator dificultador na recepção de bolas muito altas”.
A jogada foi apresentada ao mundo no Mundialito de 1982. Ele resolveu aplicar esse saque no torneio porque os refletores do Ginásio do Maracanãzinho, onde o torneio estava sendo realizado, atuariam como os raios solares, interferindo na visão do atleta no ato de realizar o passe.
Esse saque foi utilizado também por Tande, jogador da seleção brasileira, campeão olímpico em Barcelona 1992 e campeão da Liga Mundial em 1993, e por Jacqueline Silva, campeã olímpica de vôlei de praia em Atlanta 1996. Atualmente é considerada uma jogada ultrapassada, e já não é mais empregada em competições internacionais.
Levantador
  • Levantamento: É normalmente o segundo contato que um time tem com a bola. Após ser recebida com um passe, um jogador a entrega para outro, sendo esse denominado, naquele omento, levantador. Com as pontas dos dedos, ele empurra a bola para cima. O objetivo principal desse fundamento é manter a bola em uma altura suficiente para que o atacante mande-a para o campo adversário com chances de marcar um ponto.
Líbero
Jogador especializado nas defesas das cortadas e nas recepções dos saques. Joga com uniforme diferente podendo entrar e sair do jogo sem, contudo, contar como substituição;
Manchete
Consiste no toque da bola na parte interna dos antebraços. Geralmente usados nas defesas das cortadas e nas recepções dos saques;
Match point
Último ponto do jogo;
Peixinho
Tipo de defesa que consiste em defender a bola utilizando o mergulho;
Quatro toques
Quando uma equipe toca quatro vezes consecutiva na bola. ObsA única exceção à regra permitida é quando a bola toca no bloqueio;
Rally
Seqüência de jogadas iniciadas pelo saque. Todas as vezes que se dá um saque, inicia-se um “rally”. Portanto, ao contrário do se pensa, “rally” não significa necessariamente duração prolongada da bola no ar;
Rede
É a rede que divide a quadra em duas metades em conjunto com a linha central.
Apesar do seu posicionamento ser sempre o mesmo, a altura em que é colocada não. Esta sim varia.
A altura da rede varia consoante a idade e sexo dos jogadores.
Para jogadores adultos, nos femininos a altura é de 2,24 metros e nos masculinos é de 2,43 metros.
Rodízio
Mudança do sacador e, conseqüentemente, de todos os jogadores de uma equipe no sentido horário;
Saque
  • Saque: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Caso os jogadores não consigam receber a bola e ela toque o chão, é marcado ponto e a equipe que sacou no primeiro momento tem o direito de saque novamente.
Saque viagem
  • Saque Viagem: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Porem é um movimento feito em um grande salto e aumenta a força e a velocidade da bola, porem é um movimento difícil e requer muito treino. 
Set
Divisão quantitativa do jogo. Os 4 primeiros sets de 25 pontos e o set decisivo (5º) será de 15 pontos. Em cada set a equipe vence com diferença de 2 pontos. Não há limite de pontos em qualquer set;
Set point
Último ponto do set;
Tempo técnico
Tempo obrigatório de 1 minuto de duração no 8º e 16º pontos no set (tempo da TV), exceto do 5º set;
Toque Apoiado(passe)
  • Passe: É o movimento comum de recepção da bola. Pode ser feito em qualquer lugar do campo. Uma das principais formas de passe é a manchete. Nela, o jogador une as mãos e aplica uma pequena força quando a bola chega até ele. O objetivo principal desse fundamento é, além de evitar que a bola toque o chão, entregar a bola em boas condições para o levantador.

04 - Demonstrar e compreender as diferentes habilidades exigidas em cada posição do vôlei.
Atividade prática.

05 - Demonstrar habilidade razoável nas seguintes áreas:
Empunhadura
Saque
Passe
Levantamento
Ataque
Bloqueio

Atividade prática.

06 - Passar pelo menos 4 horas ajudando uma pessoa menos habilidosa ou mais jovem a melhorar suas habilidades no vôlei.

Atividade prática.

07 - Jogar ao menos 5 partidas de vôlei com a família ou amigos. Mostrar "fair play" durante seus treinos e jogos.

Atividade prática.

08 - Escrever um relatório de uma página sobre um famoso jogador de vôlei. Discutir porque ele é ou não é um bom modelo Cristão.



09 - Discutir com seu líder, pastor ou instrutor os problemas enfrentados pela juventude Adventista do Sétimo Dia no ensino fundamental, ensino médio e faculdade. Que alternativas existem para permitir uma atividade esportiva contínua?



10 - Desenharem escala uma quadra de vôlei com seus limites adequadamente definidos. Informar as dimensões da rede de vôlei e respectiva altura de instalação.

campo-voleibol-medidas

Medidas Oficiais da Quadra

A quadra de voleibol tem uma forma retangular e tem de medida 18 metros de comprimento e 9 metros de largura.
Ela é depois dividida a meio no comprimento, ficando cada equipa com uma metade em forma de quadrado na qual pode jogar.
A área fora da quadra é chamada de zona livre, e esta zona deve ter no mínimo 3,5 metros em todas as direções.
Isto acontece porque a bola pode ser jogada mesmo fora da quadra, desde que não caia no chão, e acontece de os jogadores terem de sair da quadra para tentar receber a bola e mantê-la em jogo.
quadra-linhas

Linhas da Quadra

As linhas são as que definem as áreas durante uma partida de voleibol, servindo de limites.
Vejamos então como se chamam as linhas e para que serve cada uma:

Linha de Quadra

Esta é linha que circunda toda a quadra e que marca os limites de onde a bola está em jogo.
O que isto quer dizer é que se a bola tocar no chão fora destas linhas, a equipa que tiver tocado por último na bola dá um ponto a ganhar à equipa adversária, visto ter mandado para fora de campo.

Linha Central

A quadra é dividida em duas metades, ficando cortada no comprimento pela linha central.

Medidas da Rede

A rede encontra-se a 2,43m do chão, para os homens, e a 2,24 m, para as mulheres . 
O centro da rede de descanso ficará a 
60 cm do chão, é a altura recomendada. Escolha o tamanho da rede na página do produto, bem acima do botão “Comprar”. Tamanhos disponíveis para personalização: Redes Simples: de 3,40 m (340 cm) a4,50 m (450 cm).

Medidas da Bola

Tem uma circunferência ente 65cm e 67cm; O seu peso compreende-se entre260gr e 280gr; A pressão interior da boa deverá ser 0,30 a 0,325 kg/cm2 (294,3 – 318,82 mbar ou hPa); As bolas a utilizar em um campeonato deverão ter todas as mesmas características de circunferênciapesopressão, modelo, cor, etc..

 Inscreva-se no canal clicando na imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here