Especialidade de Arvores - Respondido - Desbravador ao Extremo

Recentes

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Especialidade de Arvores - Respondido


1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos.

Para muitos é difícil compreender a diferença entre árvores e arbustos. São plantas que muitas vezes caracterizam um ambiente, seja ele natural ou criado pelo homem como praças, jardins, calçadas. Elas dão o diferencial num projeto paisagístico, abrigam animais, embelezam os lugares com suas flores e frutos, dão sombra.
Arvores: Compreendemos as árvores como sendo vegetais maiores, de tronco único, copa alta e ampla, acima de 3m de altura, essa é a definição para o botânico. Mas nós encontramos árvores com troncos bifurcados ou multi-truncados.
Arbustos: São plantas de porte mais baixo, de caule ramificado e seus ramos geralmente ficam ao nível dos olhos, até 3m de altura. Quem trabalha com jardins pode considerar um arbusto algo que alcance até 5-6m de altura cujo caule seja ramificado. O que vale é o bom senso, mas na verdade as plantas não se importam para essa classificação que dados.


2. Descrever a função das folhas na vida de uma árvore.

As folhas são responsáveis pela Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar, de acordo com a seguinte equação: Luz solar, +, 12H2O Água, +, 6CO2. Dióxido de carbono, →, 6O2. Oxigênio, +, 6H2O



3. Esquematizar as partes de uma folha completa. Identificar nas folhas coletadas as partes existentes.

 



4. Juntar e relatar 15 espécies diferentes de árvores e rotular cada exsicatas. Os rótulos deverão conter o nome científico, família, nome popular e características da árvore.

5. Conhecer de memória as espécies do requisito anterior e ser capaz de identificar outros indivíduos da mesma espécie no campo.


6. Citar 2 exemplos de cada árvore que recebeu seu nome devido:

  a. Ao seu uso comum - 



  b. Ao ambiente em que cresce - 



  c. A alguma característica especial - 



  d. À região geográfica onde é encontrada - 

Palmeiras - As palmeiras são plantas perenes, arborescentes, tipicamente com um caule cilíndrico não ramificado do tipo estipe, atingindo grandes alturas, mas por vezes se apresentando como acaules (caule subterrâneo). Não são consideradas árvores porque todas as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco (crescimento secundário), que produz a madeira e tal não acontece com as palmeiras.

É uma arvore tipica mente tropical e litorânea. 

A seiva de algumas espécies de arecáceas é tradicionalmente fermentada para produzir o vinho de palma, muito apreciado e conhecido em Moçambique com o nome de "sura" (onde, para além de ser bebido, é também utilizado como fermento na fabricação de pães e bolos). Em Angola, o vinho de palmeira é conhecido como "marufo". O buriti (Mauritia flexuosa) também é fermentado (entre outras formas de consumo), dando origem ao vinho de buriti, e o açaí (Euterpe oleracea) dá o vinho de açaí. No Brasil, a palmeira-imperial (Roystonea oleracea) plantada em 1809 por D. João VI, tornou-se o "símbolo do império" em meados do século XIX.
  

Sequoia - A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela atinge em média de 85 - 115 m de altura, e 8–12 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Medidas recordes de sequoias como 115 metros de altura e 18 metros de diâmetro já foram reportadas. A casca da sequoia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de espessura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4–5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone.
É considerada um fóssil vivo.
Tem sido plantada no Brasil para fins ornamentais e de adaptação da espécie, já que em seu lugar de origem vem sendo destruída.

  e. Às primeiras pessoas a descobri-la e descrevê-la - 

Pau-Brasil - Madeira em brasa - É uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica que alcança entre dez e quinze metros de altura e possui tronco reto, com casca em cor cinza-escuro, coberta de acúleos, principalmente nos ramos mais novos. 

Na época dos "descobridores" do Brasil, essa arvore chamou muito a atenção pela sua coloração vermelha e forte. Tanto seu nome em tupi, ibirapitanga (madeira vermelha), quanto a forma como é chamado em português (pau-brasil) derivam da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra “brasil”, de fato, deriva de “brasa”, porque a cor vermelha do tronco da árvore estava associada ao fogo. 

  

O município pernambucano de São Lourenço da Mata é considerado a capital nacional do Pau-Brasil. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Seringueira - A arvore que chora - Conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha, a Hevea brasiliensis é uma árvore da família das Euphorbiaceae. 

     A sua madeira é leve e branca e de seu látex, se fabrica a borracha.
     É uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existiam em abundância e exclusividade. A espécie foi introduzida no estado da Bahia, no Brasil, por volta de 1906.
Também com a origem indigna, na tradução é conhecida como a arvore que chora.


7. Conhecer o nome científico das 2 grandes divisões de árvores e saber as diferenças entre elas.


8. Escrever um texto argumentativo sobre a importância da conservação da vegetação do ecossistema onde você mora.


9. Dar 2 exemplos de árvores que:
  a. Crescem melhor em lugares úmidos e alagados
  b. Crescem melhor em altitudes elevadas em montanhas


10. Contar 5 historias bíblicas de árvores que tiveram papel importante.




9 comentários:

Post Top Ad

Responsive Ads Here