Perdido! E agora? - Desbravador ao Extremo

Recentes

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Perdido! E agora?


Uma das coisas mais aterrorizantes, na vida é estar perdido. Seja no mar, em uma cidade, num deserto ou em uma floresta. Algumas coisas devem ser levadas a sério neste caso. 
Esta postagem será um pequeno "feedback" para que você possa sair dessa.

Aceitar que está perdido.
A primeira coisa que se deve acontecer é você entender que pode sim estar ou já estar nesta situação. Quanto antes você entender e aceitar que está perdido, antes conseguirá trabalhar e agir para encontrar o caminho ou socorro. 

Amigo, tudo começa em nossa cabeça, e existem varias situações em que podemos estar e demorar muito para entender que estamos perdidos. Identificar e aceitar é tão importante quanto os outros passos.


Estou perdido! E agora?  
Existe uma série de ações em uma ordem inteligente para que o "perdido" possa se organizar e fazer todo o possível para sair disso. O conhecido PASOCOLA , mas antes de falar sobre isso veja abaixo 10 dicas depois o pasocola.  

1. Sente-se, mantenha a calma e descanse: O pânico é o pior inimigo de quem está perdido. Reconstrua sua trajetória, relembrando o último ponto conhecido da trilha.
 
2. Se estiver em grupo: Após o descanso, distribua as tarefas a cada pessoa. Transmita confiança. Se alguém estiver machucado, preste os primeiros socorros.

3. Não saia do lugar onde você está antes de marcá-lo bem: Seja com estaca, algum pano, abrindo uma clareira, assinalando uma árvore grande. Esse será seu novo marco de referência.

4. Suba a um lugar elevado, uma colina próxima ou uma árvore alta e procure algum marco familiar, ou sinal de fumaça: Não se apresse. Se tiver uma bússola, cheque sua posição, trace um azimute e siga cuidadosamente nessa direção.

5. Tente voltar, seguindo suas pegadas: Mas cheque constantemente sua posição para não perder o ponto de referência. Esteja certo de poder voltar a ele. Deixe sinais de pista para guiar-se.
 
6. Base provisória: Se nada disso funcionar, faça um abrigo numa árvore ou no solo e uma fogueira segura colocando ramos e algumas folhas verdes para fazer fumaça. Inicie um diário. Anote as condições e posição geográfica em que se encontra, etc. A essa altura alguém já deve estar procurando por você e isso indicará sua posição.

7. Providencie alimentos e água: Plantas comestíveis, frutos silvestres e peixe, se houver um ria ou lago por perto.
 
8. Não desista: Na manhã seguinte espere ajuda. Produza fumaça e fique atento aos gritos da equipe de busca. Enquanto isso, procure se lembrar em que ponto cardeal está o acampamento, a estrada, ou outra base qualquer de apoio naquelas redondezas. Se o dia estava ensolarado, você poderá estabelecer a direção em que seguia até estar perdido, pela lembrança do lado do rosto que o sol batia nas diferentes horas da caminhada. Se você tiver sucesso nessa tentativa, suas chances de sair-se bem são boas. 

9. Siga com segurança (1): Se depois de várias horas, a ajuda não chegar, suba novamente ao lugar elevado e, olhando para o lado que você pensa que deve caminhar, estabeleça um ponto de referência (pode ser uma árvore, rocha, morro, etc.) e caminhe naquela direção. Antes de sair, deixe alguma indicação de sua presença e direção que seguiu. Não corra; qualquer acidente pode complicar ainda mais a situação.
 
10. Siga com segurança (2): Se a mata for cerrada e você não puder ver constantemente seu ponto de referência, de vez em quando suba em uma árvore para conferir a direção. É fácil andar em círculos quando se está perdido.



PASOCOLA

P – Parar (no lugar de estacionar)

A – Acalmar-se (adicionado para desbravadores)

S – Sentar-se (permaneceu igual)

O – Orar (adicionado para desbravadores)

C – Comer (no lugar de alimentar-se)

O – Orientar-se (permaneceu igual)

L – Lembrar (alerta o desbravador a se recordar)

A – Andar (no lugar de navegar)


EM BREVE UM VÍDEO EXPLICATIVO

7 comentários:

Post Top Ad

Responsive Ads Here