fonte: http://museudodesbravador.blogspot.com.br/2016/05/como-surgiu-o-pasocola.html
Na década de 1980, a União Central Brasileira, publicou alguns manuais de especialidades respondidas. Esses manuais incentivaram um grupo de desbravadores na Associação Paulista Leste a escrever manuais atualizados, pois o Manual de Especialidades foi revisado em 1995 e surgiram novas especialidades e requisitos foram acrescentados. Esse grupo passou a focar em Especialidades da Natureza e outras que eram muito requisitadas, como as de Acampamento. Por volta de 2001, com a chegada de um novo Manual de Especialidades, surgiu a sigla PASOCOLA, veja como:
A Especialidade de Acampamento 1, requisito 3, pedia o seguinte: “Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.” O líder do grupo e regional da 5ª Região da Associação Paulista Leste, Ed Wilson Santos desenvolveu então uma sigla para auxiliar na memorização desse item.
Há muitos anos, os clubes de desbravadores e escoteiros usavam uma sigla de origem militar chamada ESAON, que significava:
E – Estacionar
S – Sentar
A – Alimentar-se
O – Orientar-se
N – Navegar
Foi então que o regional Ed Wilson resolveu adaptar as palavras dessa sigla para uma linguagem mais atual e incluiu ainda a Oração, que deve estar presente na vida dos desbravadores. Com isso, a sigla ficou assim:
PASOCOLA
P – Parar (no lugar de estacionar)
A – Acalmar-se (adicionado para desbravadores)
S – Sentar-se (permaneceu igual)
O – Orar (adicionado para desbravadores)
C – Comer (no lugar de alimentar-se)
O – Orientar-se (permaneceu igual)
L – Lembrar (alerta o desbravador a se recordar)
A – Andar (no lugar de navegar)
Essa sigla passou então a fazer parte das apostilas de Acampamento 1 que eram divulgadas no antigo site www.alfacentauro.hpg.com.br (que já não mais existe) e foram sendo copiadas por diversos outros sites, difundindo o acrônimo pelo Brasil inteiro. Assim os desbravadores passaram a ter uma sigla simples que os auxiliaria em casos de se perder no meio do mato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário