Especialidade Carrinho de Rolimã - Desbravador ao Extremo

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quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Especialidade Carrinho de Rolimã

1. Criar um projeto para confeccionar um carrinho de rolimã (rolamentos) dentro das seguintes dimensões:
       a) Comprimento: 80 a l00 cm
       b) Largura: 25 a 35 cm
       c) Espessura: 2 a 3 cm
       d) Rolamentos com dimensões de 6203 a 6307



      2. Saber manusear ferramentas como martelo, serrote, furadeira e saber os cuidados necessários ao usar cada uma delas.




      3. Qual a diferença dos freios laterais dos freios centrais? Em que eles implicam na hora da frenagem? Por que não é aconselhável adaptar os freios nas rodas?
         A frenagem é muito importante quando se trata de um carrinho de rolimã, o contato do carrinho se dá por rodas de metal, o que não produz muita aderência, principalmente em uma derrapagem. O freio pode ser a diferença entre a vitória em uma corrida como também a integridade física do piloto. Saber usar os freios podem diminuir a velocidade a poder se desviar de outros carrinhos rodados ou para fazer uma curva sem derrapar. Mas qual o melhor freio o lateral o central ou o que trava as rodas? 
      O Freio nas rodas: é o pior, pode ser um avanço na engenharia mas o resultado é travar as rodas fazendo com que o carrinho fique desgovernado. 
      O Freio central: é bom e com um bom ponto de apoio jé que trabalha com o modo de alavanca tendo então dois apoios para o freio, mas na minha opinião é desconfortável seu uso e fica longe da mão... em uma emergência pode não dar tempo de puxar o freio.
      O Freio lateral: Na minha opinião o mais versátil podendo ter dois freios que acho ainda melhor e para ser ainda mais perfeito, mais dois freios de pé. o freio lateral pode sr usado como apoio das mãos e no momento de precisão ser acionado imediatamente.
      O Freio de pé: não foi mencionado na especialidade, mas também é bom, não freia tanto quanto os freios centrais e laterais, mas é um bom redutor e em conjunto com outros freios pode te livrar de muitas enrascadas. Fica acoplado no eixo dianteiro e é acionado com os pés evidentemente.


      4. Concluir seu projeto, montando e dando acabamento com tinta em seu carrinho.


      5. Saber como o atrito, aderência e lubrificação dos rolamentos afeta o seu desempenho. 
      Bem eu em meus testes pesquisas e conhecimento, tenho visto o seguinte. tanto o atrito como a aderência e a lubrificação são um tripé e um não existe sem o outro. Sem revelar meus segredos para futuras corridas posso dizer o seguinte. Vamos analisar: 
      rolamento + largo = + aderência = - velocidade  
      rolamento + (maior) = + capacidade de passar por depressões na pista = + desempenho
      mas no exemplo a cima se a pista não tiver muitas depressões os rolamento menores levam vantagem. Porque? Queria poder explicar isso mas por experiencia própria isso é real.
      rolamento + lubrificado = + velocidade =  - aderência
      Uma coisa é certa a uma certa velocidade o carrinho vai perder completamente a aderência e não mais responderá aos comando de direção devido a velocidade. 

      Meu segredo se baseia  em aplicar durante uma descida a lubrificação no momento certo e um sistema de aderência que pode ser aumentado ou dividido durante a descida, assim como a aerodinâmica. e até o freio tem participação neste processo de velocidade.


      6. Ter noção básica de primeiros socorros em casos de escoriações leves e direção defensiva quanto à segurança em curvas e velocidade excessiva.

      7. Saber quais locais são apropriados para treinar e testar seus carrinhos.

      8. Participar de um evento em seu Clube ou distrito, observando as regras de segurança como local apropriado, equipamentos de proteção individual e também a desportividade.


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